Setor de persianas volta a crescer e atinge faturamento de mais de 600 milhões de reais


De acordo com a Abrape, apesar da lenta recuperação, negócios na área voltam a crescer motivados pela melhora na construção civil.

O Brasil passou por um período de forte recessão nos últimos anos, impactando diferentes indústrias. Entretanto, desde o ano passado se começou a notar pequenas melhoras, desde maiores indicadores de faturamento à paralisação de quedas. Incluído nessas melhoras está o setor de construção civil, que voltou aos poucos a apresentar melhores resultados.

De acordo com o estudo Investimentos na Indústria 2019-2020, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 74% das grandes empresas realizaram investimentos em 2019 e 64% delas estão satisfeitas com esse aporte. E, ainda de acordo com o mesmo estudo, 84% das grandes indústrias pretendem investir em 2020, maior número dos últimos seis anos.

E essa melhora impacta positivamente o setor de persianas e proteção solar que sempre foi e ainda é um mercado aquecido em vendas, influenciado principalmente pelos grandes centros populacionais, quando o principal tipo de construção residencial ou comercial são os edifícios com fachadas em vidros e grandes vãos, ambientes ideais para cortinas e persianas.

De acordo com Mauricio de Queiroz, presidente da Associação Brasileira de Persianas (Abrape), apesar da lenta recuperação da economia brasileira, empresas afiliadas à associação obtiveram um crescimento expressivo em volume e valores de vendas no ano de 2019, em comparação a 2018, com um faturamento bruto na casa dos 600 milhões de reais.

“Com o avanço das tecnologias no auxílio doméstico, como por exemplo a internet das coisas, a automação doméstica vem crescendo ano após ano nos últimos cinco anos, influenciada principalmente pela disponibilidade dos dispositivos e aplicativos bem como a redução dos valores para o mercado consumidor. Na mesma mão do avanço tecnológico, hoje em dia já é possível controlar via aplicativo de celular diversos modelos de persianas, cortinas e toldos, podendo ser integrados ou não a automação residencial”, comenta Queiroz.

O executivo também acredita que nos próximos dois anos todos os modelos disponíveis já possuam a possibilidade da motorização e da automação, incluindo as de baixo custo. Em 2019 a ABRAPE lançou, em parceria o SENAI Tatuapé, um curso para aqueles que desejam aperfeiçoar suas habilidades em instalação de persianas verticais, horizontais, cortina rolo, rolo motorizada e cortina romana.

A Abrape é a parceira da NürnbergMesse Brasil para a realização da R+T South America, que é a única feira de negócios voltada exclusivamente para o mercado da proteção solar (cortinas, persianas e toldos), reunindo as principais empresas nacionais e internacionais de fornecimento de insumos para a produção, além do produto, pronto para ser instalado.

O evento, que acontece em junho, na capital paulista, chega na sua terceira edição muito mais maduro, sendo um importante evento para desenvolver o mercado brasileiro e, principalmente, trazer novidades aos seus visitantes, que ano após ano cresceram na visitação, com diversos perfis de todas as regiões do Brasil e América do Sul.

Para Alexandre Brown, responsável pela R+T South America, na NürnbergMesse Brasil, essa nova edição da feira trará novas oportunidades ao visitante. “A cada ano estamos entendendo cada vez mais o perfil do nosso visitante, como é o mercado brasileiro, qual é seu objetivo e o que ele precisa para se desenvolver. Com certeza teremos ótimos resultados nesse ano, tão aguardado para nossos expositores”, conclui o responsável pela R+T South America.

Serviço

R+T South America
Quando: 03 a 06 de junho de 2020
Onde: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo

R+T South America
A R+T South América é considerada a maior feira especializada em persianas, automação residencial e sistemas de proteção solar da América Latina. Os participantes podem se conectar com todos os produtores, lojistas e outros profissionais do setor, tanto nacionais quanto estrangeiros, para fazer networking, se atualizar sobre os lançamentos do mercado e fechar novos negócios. O evento, que é realizado em parceria com a Messe Stuttgart, também acontece em Stuttgart (Alemanha), Xangai (China) e Istambul (Turquia). A R+T South America ocorre a cada dois anos, paralelamente a Glass South America.

NürnbergMesse Brasil
Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são Abrafati 2021, Analitica Latin America, Bedding Show Brazil, Bike Brasil, BIOFACH AMERICA LATINA, Expo Revestir, FCE Cosmetique, FCE Pharma, Glass South America, Pet Experience, PET South America, PET VET, R+T South America e Veículo Elétrico Latino-Americano.

NürnbergMesse
O grupo NürnbergMesse é uma das 15 maiores organizadoras de feiras do mundo. Seu portfólio possui mais de 120 feiras e congressos internacionais e coleciona aproximadamente 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores (41% internacionais) e mais de 1,5 milhão de visitantes (24% internacionais) participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, América do Norte, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.

Informações para imprensa
Caroline Pasternack – (11) 3205-5039 | caroline.pasternack@nm-brasil.com.br
Deborah Carvalhal – (11) 3205-5010 | deborah.carvalhal@nm-brasil.com.br